Olá!!!
Meu nome é Miriam e sou uma fiel escudeira e aprendiz da diversidade.
Pretendo com este blog compartilhar com vocês um pouco do que venho aprendendo com a grata e grandiosa experiência de ser mãe de uma criança que possui necessidades especiais, dentre elas e, aquela que mais tem solicitado de mim, as escolares.
Na minha experiência pessoal e como educadora em constante formação observo que muitos se acuam frente à possibilidade de estarem próximos de um ser com alguma deficiência, seja ela física, sensorial ou cognitiva. Muitos se afastam por ficarem constrangidos, outros por sentirem vergonha, medo de não saber como se comportar, de se sentirem expostos ou por não saberem como ajudar e se comunicar com um ser que é diferente do convencional. Dentro da escola professores, monitores de sala, os colegas e seus pais e até familiares, todos na defensiva pelo incômodo de não conhecer este ser que se aproxima.
Neste cantinho aprendiz serão colocadas fotos, perguntas para reflexão, dicas de livros, sites, filmes e vídeos, mini-textos, notícias, novidades educativas e um mural divulgando eventos na área. Este é um blog que pretende ser alegre, divertido e capaz de colaborar neste esforço que é de todos nós no sentindo de aprendermos a lidar com o diferente, entendendo-nos como seres também diferentes e, por isto mesmo, únicos.
Tudo aquilo que for colhendo e achar interessante dividirei com vocês. O que for descobrindo nesta caminhada feliz vou compartilhando, propondo sempre questões práticas para reflexão. Assim, vamos todos unindo experiências pessoais, familiares, educativas, afetivas e humanas dentro de uma diversidade tão positiva para todos nós seres em construção.
Na minha experiência percebo que sou eu a pessoa que mais ganha vivenciando tanta novidade ao lado deste meu filhote, mesmo que ele se desenvolva e também tenha muito sucesso no caminho de sua habilitação. Ele me abre dia-a-dia a possibilidade de conhecer pessoas novas, conquistar aprendizados inusitados, situações e vivencias que me colocam em impasses e me fazem ser melhor a cada dia. Outro dia escutei em uma palestra que participei: “Filhos com deficiências são bênçãos que nos fazem evoluir e refletir sobre nossa própria vida.” Como não consentir com esta máxima se isto é tudo o que vivo?
Não tenho expectativas muito audaciosas, mas somente de colaborar com a minha medida para a inclusão um a um, em que individualmente, num processo de sensibilização com aquele que está ao nosso lado, vamos nos tornando melhor, começando do pouco para o muito, afinal, somos todos APRENDIZES DA DIVERSIDADE.

Nenhum comentário:
Postar um comentário